Alimentos DIET X LIGHT: Saiba quais as diferenças.
Alimentos DIET são aqueles indicados para pessoas com necessidades ou restrições alimentares específicas. Quando a palavra diet está estampada no rótulo de algum alimento, significa que existe ausência total de algum ingrediente, que pode ser o açúcar, o sal, a gordura, etc. Assim, por exemplo, produtos específicos para diabéticos não devem conter açúcar, para o hipertenso (quem tem pressão alta) não deve conter sal.
Contudo, isso não quer dizer que ocorre redução nas calorias do alimento, sendo que muitas vezes o alimento diet pode ter a mesma quantidade de calorias ou até mais. O consumidor mal-informado, que está querendo perder peso, pode estar pagando mais pelo alimento diet, e consumindo a mesma quantidade de calorias.
Alimentos LIGHT não são isentos, mas tem menor quantidade de algum componente (gorduras, açúcar, colesterol, sódio) e também de calorias. Por isso, esses alimentos não tem como finalidade atender às necessidades de um diabético, por exemplo, que não pode ingerir açúcar e sim às pessoas que querem ou precisam perder peso.
Para ser classificado como light é preciso que o alimento tenha uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias em relação ao alimento convencional.
LEMBRE-SE: Não é porque o produto é light que pode ser consumido em quantidades maiores do que se necessita, por que o excesso também faz mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário